terça-feira, 10 de junho de 2014

Pão de batata





2 ovos;
2 tabletes de fermento para pão 30 gramas;
2 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de sal;
1\2 xícara de leite quente; 
1\2 xícara de óleo, eu usei azeite e completei com um pouco de óleo;
1 colher de sopa rasa de margarina;
4 batatas cozidas e espremidas;
Aproximadamente 600 g de farinha de trigo;
1 gema para pincelar;


Modo de preparo

Em uma vasilha coloque os ovos , a margarina , a batata , o leite, o sal, o óleo e misture. Dissolva o fermento no açúcar e acrescente aos demais ingredientes. Feito isso vá adicionando a farinha de trigo  e comece a sovar a massa com as mãos. Demora um pouco para ficar no ponto.  sove bem e quando estiver sem grudar, lembrando que essa massa fica muito fofinha  , então mesmo desgrudando vai sempre precisar de um pouco de farinha de trigo para manuseá-la . Depois de sovada cubra a massa e deixe descansar por uns 30 a 40 minutos.
A massa vai crescer e vai virar uma esponja  e grudar nas mãos , não coloque mais farinha na massa, coloque apenas nas mãos e pegue um pouco da massa e vá colocando na assadeira não se preocupe em fazer bolinhas  a massa fica sem forma , mas depois o resultado é maravilhoso. Para finalizar pincele a gema  e reserve. Pré aqueça o forno em 180 º por uns 10 minutos e deixe assar por 25 a 30 minutos. Essas fotos foram tiradas de fornadas diferentes na 1 º fornada eu deixei menos tempo uns 25 minutos e na 2 º fornada aproximadamente 30 minutos e  ficou mais douradinho, porém o sabor é mesmo, delicioso! Rende muito pão eu fiz diversos tamanhos. Amei esse pãozinho!

DICA:
O ideal é pré aquecer o forno quando pincelar a gema na massa para que na forma  possa ainda crescer .

Um comentário:

  1. Oi Ingrith, tudo bem?
    Passei p/agradecer por me seguir no GOOGLE + e já te add também.
    Procurei aqui o espaço p/ seguir teu blog e não encontrei, caso coloque me avise que eu volto p/te seguir.
    Acho que seguir pelo blog é melhor que pelo Google kkk
    Bjsssss e um maravilhoso e abençoado FDS...

    ResponderExcluir